Design para Brasileiro

Exposição Brasil Futuro: as formas da democracia

Exposição Brasil Futuro: as formas da democracia

A exposição "Brasil Futuro: as formas da democracia" chegou à Bahia e Goya Lopes orgulhosamente faz parte. A mostra, que integrou em Brasília as celebrações da posse do presidente Lula, aborda a narrativa de luta e resistência popular desde a redemocratização do Brasil.

A curadoria é da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz, do ator Paulo Vieira, do secretário executivo do Ministério da Cultura Márcio Tavares e do arquiteto Rogério Tavares. A exposição baiana conta com a co-curadoria especial de Daniel Rangel, Adriana Cravo, representantes do Acervo da Laje e o Zumví - Arquivo Afro Fotográfico.

Nas fotos alguns registros...


Vestido em novela da Tv Globo

Vestido em novela da Tv Globo

Nosso vestido curto com a estampa Dança integra o figurino da protagonista da nova novela das 21h da Tv Globo, Terra e Paixão. Agradecemos à figurinista Paula Carneiro pela escolha do vestido. Ficamos muito felizes em vestir Aline, uma personagem forte e corajosa, interpretada pela grande atriz Bárbara Reis.

Goya mescla sensibilidade e sofisticação, apresentando em seu trabalho as culturas afro-brasileira, indígena e barroca com base na interpretação sensível e profunda do que a cerca, do que a nutre, do que a formou como pessoa e artista.

Nossos tecidos são exclusivos, com estampas identitárias e impressos manualmente em serigrafia por nossa equipe.

...


Exposição Um Defeito de Cor, no Museu de Arte do Rio

Exposição Um Defeito de Cor, no Museu de Arte do Rio

Estampas de Goya Lopes estão em cartaz na exposição Um Defeito de Cor, no Museu de Arte do Rio. A mostra, baseada no célebre livro Um Defeito de Cor, da escritora Ana Maria Gonçalves, apresenta uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX.

Reúne cerca de 400 obras, de mais de 110 artistas. Tanto nacionais (do Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão), quanto internacionais, de países africanos como Nigéria, Gana e Benim. A mostra ganhou um prêmio da Revista Select como “Exposição do Ano” de 2022. Com estreia em setembro de 2022, a mostra...


Panô para o Itamaraty

Panô para o Itamaraty

Em 1998 fui convidada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Internacionais do Governo Federal, a produzir dois panôs para a posse do presidente Fernando Henrique Cardoso. Decidi contar com estampas, traços e cores um pouco sobre a cultura e formação do nosso povo, o espetáculo mágico da miscigenação.
Hoje estas peças fazem parte do acervo do Itamaraty.
Fiquei muito feliz em saber que atualmente estes panôs compõem o ambiente da sala San Tiago Dias, no Palácio do Itamaraty.

 

Panô de Goya Lopes no Itamaraty

Agradecimento especial ao meu amigo Claudio Eugênio que se dispôs a...


Figurino "O amor de Zélia e Jorge"

Figurino "O amor de Zélia e Jorge"

No ano de 2016 tive a alegria de ser convidada para produzir o figurino do espetáculo teatral "O amor de Zélia e Jorge", estreado por Luciana Borghi. Criei esta roupa inspirada na própria Zélia Gatai que costumava utilizar vestes leves com belos bordados que são referências dos países que eles moraram e visitaram.  

Fotos de Camila Rios