A artista

Goya Lopes, artista, designer de estampas em tecidos / Foto: Kin Guerra

Goya Lopes Design Brasileiro

 

“Ao longo da minha carreira artística e profissional de design construí uma plataforma sedimentada, caracterizada pela identidade, diferenciação e versatilidade, criando um trabalho autoral, que a cada dia se envolve nas mudanças e na dinâmica do mercado que oferece diversas possibilidades; mudanças e dinâmica que demandam uma constante inovação e experimentos.”

A arte de Goya Lopes mescla sensibilidade e sofisticação, apresentando, em seu trabalho, a cultura afro-brasileira, indígena e barroca com base na interpretação sensível e profunda do que a cerca, do que a nutre, do que a formou como pessoa e artista. Nas imagens criadas, está presente a representação de tudo o que se vê na Bahia: um apaixonado sentimento pela vida, uma alegria que quebra grilhões e toca tambores no peito, uma ligação ancestral com a terra.

Goya Lopes é mulher, negra, baiana, empresária, artista e designer.


Trajetória profissional

Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Design, Expressão e Comunicação Visual na Universitá Internazionale Dell’Arte di Firenze, na Itália, Goya Lopes começou o seu contato com a moda na Itália, no estágio com a designer Linda Ieromonti, da Stamperia Fiorentina. De volta ao Brasil, Goya passou a trabalhar com arte e moda como freelancer, criou estampas da linha Madrigal da Alpargatas em São Paulo e fez o Curso de Design de Moda pelo Instituto Brasileiro de Moda de São Paulo. Dedicada às suas próprias criações, investiu em sua formação empresarial e criou a empresa Didara em 1986, com influência da cultura afro-brasileira. A partir de 2013, com a marca Goya Lopes Design Brasileiro, expandiu as suas inspirações para a diversidade brasileira.